PROFESSOR
RESPONSÁVEL: DOUGLAS LUIZ DE MELO REZENDE
PROFESSORES
APOIO: ELIVELTON MARQUES , ARLLON DAVID
, EDIVALDO BERNARDO, ERONILDO JOSÉ, NEVES
DOURADO.
COORDENADORA:
ESTER FELIX
SUPERVISÃO: ENOQUE
DIRETORAS:
ANA LÚCIA E IZANIR GEISA
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2- JUSTIFICATIVA
3-
OBJETIVO GERAL
4-
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
5- MODALIDADES
1. INTRODUÇÃO
Por volta dos anos 60 a 70,
prevaleceu nas aulas de Educação Física a Concepção Pedagógica Competitivista a
fim de despertar na sociedade brasileira o interesse pela prática desportiva,
assim o país tornou os Jogos Internos Escolares um meio para treinar os futuros
competidores.
Porém, nos anos 80, surge a
corrente progressista na intenção de eliminar o esporte performance das escolas
e construir uma nova importância do conteúdo ministrado, relacionando-o ao
cotidiano do discentes.
No Brasil, a prática do
desporto escolar vem sendo estimulada desde 1882, quando Rui Barbosa defendeu a
inclusão da ginástica no currículo escolar, mais recentemente na constituição
de 1988 foi aprovado um artigo que defende o direito a prática esportiva. O
referido artigo declara: “Art 217 – É dever do Estado fomentar práticas
desportivas formais e não formais como direito de cada um, observando”:
II – A destinação de
recursos públicos para a promoção prioritária do esporte educacional e, em
casos específicos, para a prática do desporto de alto rendimento”.
“Art. 278 – É dever do Estado e dos municípios
promover, incentivar e garantir, com recursos financeiros e operacionais, as
práticas desportivas escolares e comunitárias e o lazer como direito de todos,
visando o desenvolvimento integral do cidadão”.
O esporte é uma das
propostas da Educação Física escolar, porém não deve ter um fim em si mesmo. A
Educação Física, na escola, vai além da profissionalização e estática do
movimento, pois tem um importante papel na formação global do indivíduo
enquanto ser social que vive em constante movimentação e aprendizagem.
Partindo desse princípio é
que propomos um trabalho diversificado que vise, dentro do contexto escolar
valorizar não só o esporte, mas também todas as formas de movimentação que
compõem o ambiente das aulas da Educação Física, destacando-se neste processo
os jogos tradicionais e os criados pelos alunos da instituição.
2.
JUSTIFICATIVA
A prática esportiva como
instrumento educacional visa ao desenvolvimento humano e capacita o educando a
desenvolver suas competências sociais e comunicativas, essenciais para o seu
processo de desenvolvimento individual e social, ao mesmo tempo em que o
esporte constitui-se num instrumento pedagógico que tem sido ferramenta
importantíssima no auxílio dos conteúdos escolares.
O papel das práticas
esportivas vem sendo cada vez mais valorizado, tanto pela sociedade quanto
pelos governantes e educadores. Não só por sua importância na melhoria da
qualidade de vida, mas também por seu papel no desenvolvimento sociocultural e
afastamento do mundo das drogas dos nossos alunos.
Por esse motivo é cada vez
mais comum revistas, jornais e programas de TV realizar matérias tendo como
tema principal o esporte e as práticas de atividades físicas em seu papel para
uma melhor integração cultural, inclusão social e manutenção da saúde.
As diferentes competências
com as quais os estudantes chegam à escola são determinadas pelas experiências
corporais que tiveram oportunidade de vivenciar. Ou seja, se não puderam brincar,
conviver com outras pessoas, explorar diversos ambientes, provavelmente suas
competências serão restritas. A escola, sendo pois, uma extensão do lar, deve
propiciar estas atividades diversificadas, que ampliam os conhecimentos, a fim
de prepará-las para o exercício da cidadania e a vida em sociedade.
Nas aulas de Educação Física
os alunos costumam trabalhar determinadas atividades somente dentro de sua
própria sala, o que leva a conhecer parcialmente suas potencialidades e
fraquezas, no que se diz respeito a área de jogos e esportes. Por isso, os
jogos acontecerão entre classes de mesma faixa etária e habilidades motoras
mais próximas, o que levarão aos alunos o conhecimento dos outros colegas de
turma colaborando para o fortalecimento de laços dentro da instituição escolar.
Por isso, os Jogos Internos da Escola se propõem a desenvolver atividades e
competições em todos os segmentos que estão divididos em categorias de acordo
com a faixa etária dos alunos.
Acreditamos que valores como
socialização, responsabilidade, cooperação, respeito, liderança, personalidade,
persistência e vida saudável podem ser alcançados por meio da prática
esportiva, fazendo das práticas de atividades físicas coletivas na escola um
importante elemento humanizador para preparação de jovens e crianças na vida em
sociedade.
Além de todas as
justificativas acima citadas, cumpre acrescentar que o projeto faz parte do cronograma
de atividades da escola.
3.
OBJETIVO GERAL
Motivar e envolver os
alunos, incentivando-os à prática da Educação Física e de seus conteúdos como
instrumento de inclusão social para contribuir na formação integral do
estudante como ser social e participante estimulando sua criatividade por meio
da valorização dos jogos criados pelos alunos.
4.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender o esporte de
um modo geral, como elemento de inclusão social;
• Participar de atividades
competitivas, respeitando as regras e não discriminando os colegas, suportando
pequenas frustrações, (evitando atitudes violentas);
• Desenvolver a inteligência
emocional necessária ao bom convívio social, a partir de atividades de
integração;
• Refletir e avaliar seu
próprio desempenho e dos demais, tendo como referência o esforço em si, e dos
colegas no desenvolvimento participativo das modalidades esportivas;
• Adotar atitudes de
respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações de competitividade
esportiva;
• Reconhecer-se como
elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene,
alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos a própria
saúde e de recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva.
• Possibilitar atitudes não
violentas através de práticas coletivas que desenvolvam a solidariedade.
. Interagir e colocar na
prática atividades que são desenvolvidas no cotidiano da Educação Física.
5. MODALIDADES
1- Atletismo
1.1 -
Corrida de 100m (masculino e feminino)
1.2 –
Corrida de 200
1.3 –
Corrida de 400 m
1.4 Salto
em distancia
1.5 Arremesso
de peso
1.6 Lançamento
de dardo
2- Queimada
3- Xadrez
4- Handebol (masculino e
feminino)
6-
Futsal (masculino e 1 agrupado no feminino)
6 - DESCRIÇÕES DE
MODALIDADES
6.5.1 - ATLETISMO
É um esporte tradicional que
exige muita dedicação, concentração, preparo físico e velocidade nas provas de
corridas e saltos. Nos jogos internos deste ano, , acontecendo em caráter
recreativo e informativo, pois não é objetivo da Educação Física formar
atletas, mas sim, propiciar aos alunos vivências e estímulos diversos,
preparando-os para as fases seguintes, tornando-os aptos a identificar e opinar
sobre o esporte que é considerado o mais antigo da humanidade.
6.5.6 – XADREZ/DAMAS
O xadrez e a damas são jogos que requerem lógica, conhecimento e raciocínio,
tudo num modelo de construção própria do sujeito, o jogador, no caso a criança
que desafia o oponente, a outra criança, a testar seus conhecimentos em xadrez,
auxiliado por sua pelas habilidades citadas, mais a oportunidade de “ler” a
mente de seu adversário e antecipar suas ações e produzir movimentos que levem
seu oponente a cometer erros de assimilação de seus movimentos.
6.5.9 – HANDEBOL
O handebol é um esporte dinâmico, bastando uma bola e alguns jogadores.
Disputado entre duas equipes, seu objetivo é a marcação do maior número de gols
possível, algo que a cultura brasileira tanto admira no futebol. Podem
participar desta modalidade até OITO alunos sendo que estarão no jogo apenas
sete, sendo um no gol e seis na linha. Será jogada em duas partidas de 10
minutos com intervalo de 2 minutos entre as mesmas. Será feito times com
mulheres e com homens, caso não tenha quantidade suficiente de participantes, é
aceitável negociação para que todos participem.
6.5.10 – FUTSAL
O esporte mais conhecido no Brasil e um dos mais adorados a escola, o futsal
diferencia-se do futebol por ser desenvolvido na quadra e não no campo de
grama, além disso a bola também é menor e pula menos que a de futebol de campo,
tudo isso para facilitar o domínio e movimentação dentro da quadra que é menor
e mais lisa que a grama. Participarão do jogo 5 alunos, sendo 4 na linha e 1 no
gol. Será disputado em dois tempos de 10 minutos. Cada sala terá o direito de
montar um time masculino e selecionar meninas para participar do jogo por
equipe no caso das meninas.
7 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Todos os alunos, durante os
jogos, estarão sujeitos às normas disciplinares da Escola Municipal Salvino João, prevista em seu regulamento
interno.
8 – DA ARBITRAGEM
Os árbitros serão o
professor que acompanha a modalidade ou algum aluno que dominar melhor o
esporte ou jogo trabalhado e consiga atuar sem ser tendencioso.
9- DAS REGRAS DISCIPLINARES
O atleta que faltar com
respeito aos colegas, professores e árbitros, seja durante ou em qualquer
momento dos jogos, será punido da seguinte forma:
1º- receberá advertência
verbal
2º- receberá advertência com
cartão amarelo
3º- receberá advertência com
cartão vermelho
4º- receberá expulsão dos
jogos.
*O atleta que cometer
entrada faltosa (carrinho, cotovelada, ponta-pé ou qualquer outro tipo de
agressão verbal/física.
10. DOS UNIFORMES
Será disponibilizado aos
alunos coletes nas cores para os jogos que se fizerem necessários, caso os
alunos queiram providenciar outro uniforme. Não sera permitido o uso de
matérias, tais como: chuteiras, sapatos, sandálias, tamancos, relógios, e
outros ornamentos cortantes durante a execução dos jogos.Todos alunos deverão
estar com camisetas ou cores da sua equipe para participar.das competições.
11. DA PONTUAÇÃO
A equipe que fizer maior
número de pontos será considerado o campeão. Os pontos serão dados obedecendo a
seguinte regra das modalidades.
12 – LOCAIS DE COMPETIÇÃO
As competições acontecerão na quadra de esportes e também em algumas salas de
aula, no caso, damas e
xadrez.
13- DA PROGRAMAÇÃO
DIA/ HORAS
|
LOCAL
|
MODALIDADE
|
CATEGORIA
|
7:30
|
ginásio
|
abertura
|
Desfile das equipes
|
8:00
|
ginásio
|
abertura
|
Hino Nacional
|
8:30
|
ginásio
|
abertura
|
Tocha e juramento aos
jogos
|
9:00
|
ginásio
|
abertura
|
Apresentaçoes culturais
|
9:30
|
ginásio
|
JOGO
|
QUEIMADA
|
10:00
|
ginásio
|
Jogo
|
HANDEBOL
|
INTERVALO
|
INTERVALO
|
INTERVALO
|
INTERVALO
|
11:00
|
ginásio
|
JOGO
|
BADMINGTON
|
13:00
|
ginásio
|
jogo
|
FUTSAL
|
OBS: Todas as competições estão
previstas para começar as 7h30, para dar tempo de organizar os materiais
necessários para a prática das modalidades do dia.
13- MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA EXECUÇÃO DO PROJETO
- BOLAS DE FUTSAL
- BOLAS DE HANDEBOL
- MEDALHAS DE OURO
- TROFÉUS
DIA 02 DE OUTUBRO
DIA 02 DE OUTUBRO
13:00
|
6 ANO
|
6 B 3 X 0 6 C |
classificatória
|
14:30
|
7 ANO
|
7 B 5 X 0 7A 7C 0 X 4 7D 6 B 0 X 1 8B |
classificatória
|
15:30
|
8 ANO
|
8 B1 3 X 0 9A1 |
classificatória
|
16:30
|
9 ANO
|
9A2 2 X 0 9B 8B1 2 X (4) 9A2 |
classificatória |
7:00 |
6 C 2 X 0 7 A |
classificado 6 C |
|
7:00 | 7 C 1 X 1(1) 7 B |
classificado 7 B |
|
7:00 | 9 A2 0 X 08 9 B | ||
7:00 | 7 D 2 X 0 8 B | classificado 7 D e 8 B |
|
7;00 | 8 B1 2 X 1 6B | ||
9A1 2 X 2(2) 9B | FINAL CAMPEAO 9 B |
||
8 B 1 X 1 7 B 6 C 0 X 5 7 D 7D 5 X 1 7 B 7 D |
SEMI FINAL SEMI FINAL FINAL CAMPEÃO |
TABELA DO FUTSAL
EQUIPES
|
PONTOS
|
AMARELO
|
VERMELHO
|
ARTILHEIRO
|
GOLS
|
6
B
|
3 -0
|
3
|
1
|
EDMILSON
|
3 - 1
|
6
C
|
0 - 3
|
3
|
3 -2
|
||
7
A
|
0 - 0
|
3
|
1
|
0 -0
|
|
7
B
|
3 - 0
|
1
|
5- 1
|
||
7
C
|
0 - 3
|
1
|
0 - 1
|
||
7
D
|
3 - 0
|
2
|
4 -0 Campeão
|
||
8
B
|
3 - 3
|
1- 2
|
|||
8
B1
|
3- 0
|
1
|
3
|
||
9
A1
|
0 - 0
|
1
|
0
|
||
9
A2
|
3- 3
|
2
|
1
|
6
|
|
9
B
|
3- 3 - 3
|
1
|
1
|
9 Campeão
|
JOGOS ESCOLARES DO SALVINO
BADMINGTON
Alunos
|
SET
1
|
SET
2
|
SET
3
|
SET
4
|
TOTAL SET
|
1-IVAMBERG
|
17
|
12
|
0
|
||
2-
LUIZ VICENTE
|
21
|
21
|
2
|
||
3-JEFFERSON
|
21
|
21
|
—
|
2
|
|
4-
SAMUEL
|
09
|
01
|
—
|
0
|
|
5-
ANTONIO
|
26
|
21
|
2
|
||
6-
MARCELO
|
24
|
18
|
0
|
||
TABELA
JOGO
1 ( 1 X 2 )
JOGO
2 (3
X 4 )
JOGO
3 (5 X
6)
JOGO
4 ( 1
X 3 )
JOGO
5 (
2 X 5 )
JOGO
6 ( 6
X 4 )
JOGO
7 (
5 X 3 )
JOGO
8 (
1 X 4 )
JOGO
9 ( 2
X 6 )
TABELA DO JOGO DE VOLEIBOL
EQUIPE
|
SET 1
|
SET 2
|
SET 3
|
SET4
|
SET 5
|
9 A
|
15
|
25
|
18
|
09
|
|
9 B
|
13
|
16
|
25
|
15
|
|
OBS: OS DOIS PRIMEIROS SETS REFERENTE AO TORNEIO INICIO NAO CONTABILIZOU.
EQUIPE A
EQUIPE B (campeao)
1
|
CARLOS ANTONIO
|
IVAMBERG
|
2
|
RENAN SILVA
|
JOSIVALDO ARAÚJO
|
3
|
WESLEY VINICIUS
|
LUCAS MATEUS
|
4
|
VINICIUS COUTINHO
|
CLAUDEMIR
|
5
|
RAFAEL
|
VICTOR JOEL
|
6
|
RONIERY
|
JOSE EDSON
|
7
|
JANIO
|
DIAN CARLOS
|
8
|
JEFERSON
|
JOAO VICTOR
|
TABELA DO JOGO DO HANDEBOL
EQUIPE
|
AMERICANAS A
| TOPS | APIMENTADAS |
PONTOS
|
|
1 JOGO
|
03
|
02
|
XXX
|
||
2 JOGO
|
02
|
XXX
|
01
|
||
3 JOGO
|
XXX
|
04
|
2
|
||
AMERICANAS 03
X 02
EQUIPE TOPS
APIMENTADAS 01 X 02 AMERICANAS
TOPS 04 X 02 APIMENTADAS
TOPS 04 X 02 APIMENTADAS
Alunos
|
RESULTADOS DO XADREZ
PONTOS
| ||||
1-ALISSON BRUNO
|
01 + 01 + 01
|
03
|
|||
2-
JOSÉ DÊNIS
|
00 + 01 + 01
| ||||
3-ANDERSON ROBERTO
|
O1 + 00 + 00
| ||||
4-
JACKSON BRUNO
|
00 + 00 + 00
| ||||
5- SEVERINA VITÓRIA
|
01 + 01
| 02 | |||
6- WÂNYA KELLY
|
00 + 01
|
||||
7 - HELEN SAMARA
|
00 + 00
|
||||
8 - IVAMBERG
|
01 - 01-01
| 03 |
CAMPEAO : IVAMBERG
VICE: ALISSON BRUNO
VICE: ALISSON BRUNO