Pular para o conteúdo principal

Jogos Escolares /














ESCOLA MUNICIPAL FUNDAMENTAL SAVINO JOAO PEREIRA - JURIPIRANGA
Projeto Jogos Internos 2015

PROFESSOR RESPONSÁVEL: DOUGLAS LUIZ DE MELO REZENDE
PROFESSORES APOIO: ELIVELTON MARQUES   , ARLLON DAVID , EDIVALDO BERNARDO, ERONILDO JOSÉ, NEVES  DOURADO.
COORDENADORA: ESTER FELIX
SUPERVISÃO:
DIRETORAS: ANA LÚCIA E IZANIR GEISA

SUMÁRIO
1-   INTRODUÇÃO
2-   JUSTIFICATIVA
3-    OBJETIVO GERAL
4-    OBJETIVOS ESPECÍFICOS
5-    MODALIDADES

1.     INTRODUÇÃO
Por volta dos anos 60 a 70, prevaleceu nas aulas de Educação Física a Concepção Pedagógica Competitivista a fim de despertar na sociedade brasileira o interesse pela prática desportiva, assim o país tornou os Jogos Internos Escolares um meio para treinar os futuros competidores.
Porém, nos anos 80, surge a corrente progressista na intenção de eliminar o esporte performance das escolas e construir uma nova importância do conteúdo ministrado, relacionando-o ao cotidiano do discentes.


No Brasil, a prática do desporto escolar vem sendo estimulada desde 1882, quando Rui Barbosa defendeu a inclusão da ginástica no currículo escolar, mais recentemente na constituição de 1988 foi aprovado um artigo que defende o direito a prática esportiva. O referido artigo declara: “Art 217 – É dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não formais como direito de cada um, observando”:
II – A destinação de recursos públicos para a promoção prioritária do esporte educacional e, em casos específicos, para a prática do desporto de alto rendimento”.
 “Art. 278 – É dever do Estado e dos municípios promover, incentivar e garantir, com recursos financeiros e operacionais, as práticas desportivas escolares e comunitárias e o lazer como direito de todos, visando o desenvolvimento integral do cidadão”.
O esporte é uma das propostas da Educação Física escolar, porém não deve ter um fim em si mesmo. A Educação Física, na escola, vai além da profissionalização e estática do movimento, pois tem um importante papel na formação global do indivíduo enquanto ser social que vive em constante movimentação e aprendizagem.
Partindo desse princípio é que propomos um trabalho diversificado que vise, dentro do contexto escolar valorizar não só o esporte, mas também todas as formas de movimentação que compõem o ambiente das aulas da Educação Física, destacando-se neste processo os jogos tradicionais e os criados pelos alunos da instituição.
  
2.     JUSTIFICATIVA
A prática esportiva como instrumento educacional visa ao desenvolvimento humano e capacita o educando a desenvolver suas competências sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social, ao mesmo tempo em que o esporte constitui-se num instrumento pedagógico que tem sido ferramenta importantíssima no auxílio dos conteúdos escolares.
O papel das práticas esportivas vem sendo cada vez mais valorizado, tanto pela sociedade quanto pelos governantes e educadores. Não só por sua importância na melhoria da qualidade de vida, mas também por seu papel no desenvolvimento sociocultural e afastamento do mundo das drogas dos nossos alunos.
Por esse motivo é cada vez mais comum revistas, jornais e programas de TV realizar matérias tendo como tema principal o esporte e as práticas de atividades físicas em seu papel para uma melhor integração cultural, inclusão social e manutenção da saúde.
As diferentes competências com as quais os estudantes chegam à escola são determinadas pelas experiências corporais que tiveram oportunidade de vivenciar. Ou seja, se não puderam brincar, conviver com outras pessoas, explorar diversos ambientes, provavelmente suas competências serão restritas. A escola, sendo pois, uma extensão do lar, deve propiciar estas atividades diversificadas, que ampliam os conhecimentos, a fim de prepará-las para o exercício da cidadania e a vida em sociedade.
Nas aulas de Educação Física os alunos costumam trabalhar determinadas atividades somente dentro de sua própria sala, o que leva a conhecer parcialmente suas potencialidades e fraquezas, no que se diz respeito a área de jogos e esportes. Por isso, os jogos acontecerão entre classes de mesma faixa etária e habilidades motoras mais próximas, o que levarão aos alunos o conhecimento dos outros colegas de turma colaborando para o fortalecimento de laços dentro da instituição escolar. Por isso, os Jogos Internos da Escola se propõem a desenvolver atividades e competições em todos os segmentos que estão divididos em categorias de acordo com a faixa etária dos alunos.
Acreditamos que valores como socialização, responsabilidade, cooperação, respeito, liderança, personalidade, persistência e vida saudável podem ser alcançados por meio da prática esportiva, fazendo das práticas de atividades físicas coletivas na escola um importante elemento humanizador para preparação de jovens e crianças na vida em sociedade.
Além de todas as justificativas acima citadas, cumpre acrescentar que o projeto faz parte do cronograma de atividades da escola.

3.     OBJETIVO GERAL
Motivar e envolver os alunos, incentivando-os à prática da Educação Física e de seus conteúdos como instrumento de inclusão social para contribuir na formação integral do estudante como ser social e participante estimulando sua criatividade por meio da valorização dos jogos criados pelos alunos.

4.     OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender o esporte de um modo geral, como elemento de inclusão social;
• Participar de atividades competitivas, respeitando as regras e não discriminando os colegas, suportando pequenas frustrações, (evitando atitudes violentas);
• Desenvolver a inteligência emocional necessária ao bom convívio social, a partir de atividades de integração;
• Refletir e avaliar seu próprio desempenho e dos demais, tendo como referência o esforço em si, e dos colegas no desenvolvimento participativo das modalidades esportivas;
• Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações de competitividade esportiva;
• Reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos a própria saúde e de recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva.
• Possibilitar atitudes não violentas através de práticas coletivas que desenvolvam a solidariedade.
. Interagir e colocar na prática atividades que são desenvolvidas no cotidiano da Educação Física.

5.  MODALIDADES
1- Atletismo
1.1 - Corrida de 100m (masculino e feminino)
1.2 – Corrida de 200
1.3 – Corrida de 400 m
1.4 Salto em distancia
1.5 Arremesso de peso
1.6 Lançamento de dardo
2-  Queimada
3-  Xadrez
4- Handebol (masculino e feminino)
6-    Futsal (masculino e 1 agrupado no feminino)

6 - DESCRIÇÕES DE MODALIDADES
6.5.1 - ATLETISMO
É um esporte tradicional que exige muita dedicação, concentração, preparo físico e velocidade nas provas de corridas e saltos. Nos jogos internos deste ano, , acontecendo em caráter recreativo e informativo, pois não é objetivo da Educação Física formar atletas, mas sim, propiciar aos alunos vivências e estímulos diversos, preparando-os para as fases seguintes, tornando-os aptos a identificar e opinar sobre o esporte que é considerado o mais antigo da humanidade.             
            6.5.6 – XADREZ/DAMAS
            O xadrez e a damas são jogos que requerem lógica, conhecimento e raciocínio, tudo num modelo de construção própria do sujeito, o jogador, no caso a criança que desafia o oponente, a outra criança, a testar seus conhecimentos em xadrez, auxiliado por sua pelas habilidades citadas, mais a oportunidade de “ler” a mente de seu adversário e antecipar suas ações e produzir movimentos que levem seu oponente a cometer erros de assimilação de seus movimentos.
            6.5.9 – HANDEBOL
            O handebol é um esporte dinâmico, bastando uma bola e alguns jogadores. Disputado entre duas equipes, seu objetivo é a marcação do maior número de gols possível, algo que a cultura brasileira tanto admira no futebol. Podem participar desta modalidade até OITO alunos sendo que estarão no jogo apenas sete, sendo um no gol e seis na linha. Será jogada em duas partidas de 10 minutos com intervalo de 2 minutos entre as mesmas. Será feito times com mulheres e com homens, caso não tenha quantidade suficiente de participantes, é aceitável negociação para que todos participem.

            6.5.10 – FUTSAL
            O esporte mais conhecido no Brasil e um dos mais adorados a escola, o futsal diferencia-se do futebol por ser desenvolvido na quadra e não no campo de grama, além disso a bola também é menor e pula menos que a de futebol de campo, tudo isso para facilitar o domínio e movimentação dentro da quadra que é menor e mais lisa que a grama. Participarão do jogo 5 alunos, sendo 4 na linha e 1 no gol. Será disputado em dois tempos de 10 minutos. Cada sala terá o direito de montar um time masculino e selecionar meninas para participar do jogo por equipe no caso das meninas.
7 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Todos os alunos, durante os jogos, estarão sujeitos às normas disciplinares da Escola Municipal  Salvino João, prevista em seu regulamento interno.
8 – DA ARBITRAGEM
Os árbitros serão o professor que acompanha a modalidade ou algum aluno que dominar melhor o esporte ou jogo trabalhado e consiga atuar sem ser tendencioso.
9- DAS REGRAS DISCIPLINARES
O atleta que faltar com respeito aos colegas, professores e árbitros, seja durante ou em qualquer momento dos jogos, será punido da seguinte forma:
1º- receberá advertência verbal
2º- receberá advertência com cartão amarelo
3º- receberá advertência com cartão vermelho
4º- receberá expulsão dos jogos.
  *O atleta que cometer entrada faltosa (carrinho, cotovelada, ponta-pé ou qualquer outro tipo de agressão verbal/física.
10. DOS UNIFORMES
Será disponibilizado aos alunos coletes nas cores para os jogos que se fizerem necessários, caso os alunos queiram providenciar outro uniforme. Não sera permitido o uso de matérias, tais como: chuteiras, sapatos, sandálias, tamancos, relógios, e outros ornamentos cortantes durante a execução dos jogos.Todos alunos deverão estar com camisetas ou cores da sua equipe para participar.das competições.
11. DA PONTUAÇÃO
A equipe que fizer maior número de pontos será considerado o campeão. Os pontos serão dados obedecendo a seguinte regra das modalidades.   
            12 – LOCAIS DE COMPETIÇÃO
            As competições acontecerão na quadra de esportes e também em algumas salas de aula, no caso, damas e xadrez.           
13- DA PROGRAMAÇÃO

DIA/ HORAS
LOCAL
MODALIDADE
CATEGORIA
7:30
ginásio
abertura
Desfile das equipes
8:00
ginásio
abertura
Hino Nacional
8:30
ginásio
abertura
Tocha e juramento aos jogos
9:00
ginásio
abertura
Apresentaçoes culturais
9:30
ginásio
JOGO
QUEIMADA
10:00
ginásio
Jogo
HANDEBOL
INTERVALO
INTERVALO
INTERVALO
INTERVALO
11:00
ginásio
JOGO
BADMINGTON
13:00
ginásio
jogo
FUTSAL

OBS: Todas as competições estão previstas para começar as 7h30, para dar tempo de organizar os materiais necessários para a prática das modalidades do dia.
            13- MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA EXECUÇÃO DO PROJETO
            - BOLAS DE FUTSAL
            - BOLAS DE HANDEBOL
            - MEDALHAS DE OURO
            - MEDALHAS DE PRATA 
            - TROFÉUS

13:00
6 ANO
GINÁSIO
14:30
7 ANO
GINÁSIO
15:30
8 ANO
GINÁSIO
16:30
9 ANO
GINÁSIO


































































































































































Postagens mais visitadas deste blog

  AGRADECIMENTO DA DIRETORIA BOA NOITE 🌃 SENHORES E SENHORAS VENHO DE PRONTO EXTERNA NOSSO AGRADECIMENTO AO SUB CMTD WELLINGTON PELA PALESTRA PROFERIDA COM ÊXITO AO INSTRUTOR COMUNICAÇÃO CARDOSO PELA PRESTEZA NAS AÇÕES AO MESMO DELEGADA SEM PERGUNTA MAIS COM ATITUDE DE UM GRANDE GUERREIRO FORJADO NO 🔥 TAMBÉM NÃO POSSO ESQUECER DO GUERREIRO DAVID MESMO COM SUA CRIANÇA INTERNADA NO HOSPITAL REGIONAL DE ITABAIANA COM SUSPEITA DE PNEUMONIA ESTAVA PRESENTE 🎁 NA REUNIÃO QUÊ FOI UM SUCESSO, AOS SENHORES DEMAIS QUÊ VESTE ESTA ARMADURA AACANTIANA ZELE PQ NADA SERÁ PARA SEMPRE NEM MESMO NOSSOS PROBLEMAS OS SENHORES SÃO O COMBUSTÍVEL DESTA NAVE CHAMADO AACANTI BRASIL TALVEZ OS MESMOS NÃO OBSERVEM, MAIS O TEMPO DARÁ A RESPOSTA A ESTA PERGUNTA, NOSSA INSTITUIÇÃO HOJE COM TODOS ÀS ADVERSIDADES TEMOS MILITARES EM SETE ESTADOS DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA, COMEÇAMOS COMO UMA BRINCADEIRA VIRAMOS UMA RELIGIÃO DO BEM ESTAR SOCIAL INSTRUTOR CMTD BIÓLOGO MILANÊS ABRAÇO FRATERNAL SUCESSO SEMPRE 👏👏👏👏💪👏🙌

FICHA DE INSCRIÇÃO DA AACANTI