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Projeto Judô em Ação na Escola


Professor Ricardo em treinamento
A história do Judô
De acordo com a história, o estilo de luta que hoje em dia denominamos de judô, foi idealizado no ano de 1882, um jovem de vinte três anos chamado JIGORO KANO fundava o instituto KODOKAM, que veio torna-se a mais alta referência dos ensinamentos sobre esta arte marcial. Com milhares de praticantes e federações espalhadas pelo mundo, o judô tornou-se uns dos esportes mais praticados, representando um índice de mercado fiel e bem definido não restringindo seus adeptos a homens com vigor físicos, mas, estendendo-se seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos.


O judô tem como filosofia integrar corpo e mente “suas técnicas utilizam os músculos e a velocidades de raciocínio”, palavras ditas por mestre KANO, segundo o mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual. Nas academias procura-se passar algo mais além da luta, do contato físico. Para torna-se um bom lutador antes de tudo é preciso ser um grande ser humano.

Muitas pessoas estão, sem dúvida, familiarizadas com os termos judô e jiu - jitsu, mas muitas não conseguem fazer distinções entre elas, as artes macias que foram praticadas no Japão durante o período feudal como: lança, arco e flecha, esgrima e o jiu -jitsu, eram um sistema de ataque que envolvia projeções, pancadas, cuteladas perfurantes, estrangulamentos, cotoveladas, joelhadas e imobilizações do oponente, bem como a defesa contra esses ataques.

Embora as técnicas do jiu – jitsu fossem conhecidas desde os tempos mais primitivos, até a ultima metade do século XVI, o jiu – jitsu não era praticado nem ensinado sistematicamente, isso levou kano a analisar um principio básico no jiu – jitsu, aplicado quando alguém ataca um oponente, bem como, ele projeta. Após fazer um completo estudo, pôde distinguir esses princípios que entendeu como sendo universal, fazer o uso mais eficiente da energia física e mental, com esses princípios no pensamento, o mestre kano fez revisão de todos os métodos de ataque e defesa retendo somente aqueles que estava de acordo com os princípios, os outros métodos que não estavam de acordo ele rejeitou, e em seu lugar substituiu por outras técnicas em que os princípios eram corretamente aplicados.
O corpo de técnicas restantes ele chamou de JUDÔ que é aquele ensinado no KODOKAN para diferenciar do seu antecessor.
Nos últimos cinco anos, vários títulos de importância nacional e internacional foram conquistados por atletas brasileiros, incentivando a renovação do esporte e da prática no âmbito escolar. O judô tendo como veículo de trabalho os aspectos sociais, filosóficos, intelectual e de equilíbrio, além de melhorar a sua consciência corporal dando um conhecimento de sua potencialidade e limitações e proporcionar uma melhor qualidade de vida para o praticante.
Na prática do judô o individuo é constantemente solicitado a prever situações e modificar atitudes, além de uma necessidade de uma memória gestual que possibilita dar melhores respostas para cada situações problema, ou seja, reagir de forma positiva para si. É onde o individuo aprende que a praticar judô e seguir o caminho da flexibilidade, canalização da energia, prosperidade, e o benefício mútuo. Esses princípios fazem parte do primeiro fundamento que é: Cair sem se machucar - esse ensinamento é pra vida, cair é aprender a se levantar com força, dignidade e confiança na busca de nossas metas.

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